O Fabrico de Janelas
Os fabricantes de janelas da Eurocaixilho. assumem um compromisso total com a qualidade do produto, pelo que só um seleccionado grupo de profissionais, equipados com sistemas e maquinaria específica para trabalhos de grande precisão são autorizados a trabalhar com perfis Eurocaixilho.
A sua produção é submetida periodicamente a ensaios de resistência mecânica, permeabilidade ao ar e à água, etc. A implementação de processos de autocontrole no fabrico de janelas asseguram um alto nível de qualidade, que se resume na garantia dos próprios perfis Eurocaixilho.
O fabrico de janelas é constituído pelas seguintes fases:
1) Aprovisionamento e armazenamento dos perfis: O aprovisionamento dos perfis efectua-se em contentores especiais, empacotados em plástico e com longitudes de 6 metros. Os perfis apresentam-se com uma película de protecção que será retirada ao concluir a obra das janelas.
2) Corte: Para serrar ou cortar perfis de PVC utilizam-se serras abatíveis e serras de duas cabeças.
3) Introdução do reforço: Os perfis são reforçados segundo as directrizes de elaboração da Eurocaixilho, Lda. O reforço será efectuado com perfis de aço galvanizado correspondentes.
4) Arejamento: Nesta fase efectuam-se as ranhuras para o arejamento, compensação de pressão e alojamento de ferragens. As ranhuras de arejamento não comunicam com a câmara destinada ao alojamento dos reforços.
5) Soldadura: A soldadura dos perfis é lavada a cabo por fusão mediante máquinas totalmente automatizadas, aplicando pressão quando as superfícies a soldar se encontram em estado plástico. Este procedimento garante uma qualidade de soldadura constante.
6) Limpeza dos perfis: É também um processo mecanizado, que se realiza com mecanismos adaptados aos perfis. Permite que as uniões fiquem perfeitamente acabadas.
7) Montagem das ferragens: Uma vez seleccionados as ferragens, segundo o tipo de abertura, introduzem-se nos lugares previstos e são aparafusados perimetricamente.
8) Colocação das juntas: Mediante pressão são postas as juntas de estanqueidade de borracha sintética nos canais previstos no perfil.
9) Envidramento: Colocam-se os vidros sobre os perfis e emoldura-se a seco. As sobras são cortadas devidamente.
10) Armazenagem temporária do produto acabado: Dispõe-se o produto final em posição vertical, convenientemente embalado, devendo-se ter em atenção para que haja ventilação entre os vidros.
11) Transporte do produto: A janela é transportada em posição vertical, apoiada sobre bastidores e com a protecção necessária para evitar quedas e golpes. No local da obra a janela estará também em posição vertical e devidamente embalada.
12) Montagem da janela: Para uma correcta montagem da janela no local da obra, é necessário projectar as juntas tendo em conta as dimensões da janela. A montagem das janelas em PVC acaba por se tornar muito semelhante à das janelas tradicionais. Há que ter em conta que cada caso é único, rementendo também a especificidade do processo de montagem.
« Voltar